Empresária incentiva mulheres e ministra palestras sobre o papel delas no mercado de trabalho
Associada ao Meethinks - grupo que reúne empresários e empreendedores de todo Brasil - Amanda Pinheiro, trabalha na Innova Capital, empresa referência em Private Equity e Growth Capital, com foco principal na área de tecnologia, e nos contou um pouco sobre sua história em um dos maiores fundos do Brasil, veja a história da empresária.
Com apenas 36 anos, a carioca é formada em Administração pelo IBMEC, com mestrado em economia pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Ao longo de sua trajetória construiu uma carreira sólida e passou por grandes empresas como KPMG e BRMALLS, até se tornar sócia e CFO da Innova Capital.
As dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mundo dos negócios e na área financeira, na qual também atua e é "dominada" por homens, a motivaram a incentivar o papel da mulher no mercado de trabalho, iniciativa que foi potencializada com as conexões e apoio proporcionado pelo Meethinks.
O Meethinks entrou na vida da empreendedora quando conheceu Camila Karrer Sahyoun, nossa CEO, pois elas são vizinhas e uma amiga em comum as apresentou. Através do grupo Amanda pôde conhecer outros projetos e começou a dar palestras para diversas mulheres, sobre a atuação delas no mundo dos negócios.
"O grupo me abriu a mente de que deveria mesmo falar sobre o papel da mulher e incentivá-las. Pude também conhecer outras pessoas, participar de eventos, e alguns empreendedores foram na empresa apresentar seus planos de negócios, enfim, muitas coisas boas surgiram dessa parceria ", diz ela.
Contratada grávida
Uma história que a Amanda gosta sempre de contar é sobre a importância das mulheres em cargos de liderança para ajudar as organizações a terem um olhar diferente sobre o papel delas nas empresas, a importância da diversidade e como isso impacta os resultados nas organizações, e de sua contratação pela Innova Capital em um momento tão especial de sua vida.
"No dia da entrevista final, em que iríamos discutir as propostas, eu descobri que estava grávida e achei que tinha perdido a oportunidade, mas fui honesta e no final deixei claro que continuava muito interessada na vaga, mas que respeitaria se quisessem declinar por conta disso", comenta.
Mas para a surpresa dela, Veronica Serra, sócia fundadora da Innova a contratou mesmo assim. "Ela disse que gostou de mim e não era porque estava grávida que isso iria mudar, pois também tinha três filhos. Uma curiosidade é que nesse mundo machista consegui um emprego mesmo estando grávida", finaliza.