Escritora, educadora e fundadora da Piraporiando, Janine Rodrigues fala sobre a importante presença do afeto na educação

Escritora, educadora e fundadora da Piraporiando, Janine Rodrigues fala sobre a importante presença do afeto na educação
EDUCAÇÃO E AFETO

Num primeiro momento quem lê este título pode critica-lo, pensando que, se escola é lugar de
afeto isso distorce a função do professor/professora afinal ‘’ lugar de carinho é em casa, escola
é espaço para ensino’’.
Para começar este assunto gostaria de apresentar os significados abaixo:

Afeto - Sentimento de imenso carinho que se tem por alguém. Amizade: o beijo é uma
demonstração de afeto. Algo ou alguém que é alvo desse sentimento: seu afeto eram os netos.
Sentimento e emoção que se manifestam de muitos modos: amizade é uma forma de afeto.
Um dos três tipos de função mental. Estado emocional que se relaciona com a formação da
pulsão.

Educação - Ação ou efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de
alguém. Processo em que uma habilidade se desenvolve através de seu exercício contínuo:
educação musical. Capacitação e/ou formação das novas gerações de acordo com os ideais
culturais de cada povo.

Ensino - Ação, arte de ensinar, de transmitir conhecimentos. Orientação no sentido de
modificar o comportamento da pessoa humana. Instrução. Orientação.
Aprendizado - Ação, processo, efeito ou consequência de aprender. O exercício inicial sobre
aquilo que se conseguiu aprender; experiência ou prática.
Fonte- Dicionário Michaelis

O ser humano nunca estará descolado de suas emoções. Na infância sobretudo, os
sentimentos, as emoções e suas demonstrações costumam ser genuínas. Seja a celebração ou
a decepção, na infância tudo transparece quase sempre no instante que acontece.
Um adulto, por exemplo, pode demonstrar maturidade ao compreender que um colega
respondeu rispidamente a uma pergunta por não estar num bom dia. Mas um professor, ao
responder de maneira ríspida, pode despertar em seu aluno sentimento de tristeza, de raiva,
de incompreensão.



Mas então o que fazer? Cobrar deste profissional que ele tenha sempre um bom dia?
Impossível. Proteger a criança/o adolescente de todo e qualquer tipo de decepção?
Definitivamente não. É preciso falar sobre todos os assuntos afinal, cedo ou tarde estes temas
chegarão: perda, morte, dor, os impasses da vida...Cada educador falará com a criança a sua
maneira e em seu tempo. Mas o que não podemos fazer é fugir do assunto quando ele
aparece. E é isso, é justamente isso que faz da educação algo tão libertador. Educar é
respeitar. Respeitar é não omitir. É contribuir para que o indivíduo cresça dando-se conta de
cada elemento da vida, entendendo a sua vida e a vida do outro como algo precioso.

A escola é lugar de aprendizagem e ensino. Aprendizagem e ensino se dão entre seres
humanos. E os seres humanos se afetam. Por isso onde há educação há também afeto.
Uma criança que não está bem por que seus pais se divorciaram e por isso, tira nota 3 em
geografia. Uma professora que vive uma fase de tensão porque divide seu tempo entre a
escola, a casa e o mestrado e por isso não consegue participar das atividades extracurriculares
da escola, parecendo estar indiferente e desinteressada.

Mas a pergunta é : Quem se importa com o aluno que tirou nota baixa? Quem percebe e dá
importância a fase que ele está vivendo? E quem ao invés de criticar a professora, pensa nas
atividades em dias e horários nos quais ela tenha mais facilidade de participar? Que pai ou
mãe percebe que a professora ou o professor está diferente. Que diretora percebe isso? Que
família percebe que uma simples mudança de sala de aula pode causar impacto no
desenvolvimento escolar? Quantas famílias passam dias, meses, anos indo buscar o filho na
escola e não sabem o nome do tio que fica no portão? Mas seu filho sabe. E seu filho adora
esse tio. E o que esta família está ensinando quando ela ignora as pessoas que são importantes
para seus filhos e filhas? Isso se dá no campo do afeto. Não tem a ver com técnica. Não diz
respeito a capacidades físicas. Isso está no campo das habilidades emocionais.

As melhores escolas do mundo, os melhores professores e professoras do mundo não
ganharam este status por terem salas super equipadas. Por usaram tecnologia de ponta. Ou
porque se formaram em Harvard. Ou por que dominam 10 línguas. Só isso não bastaria. As
melhores escolas e os melhores professores e professores do mundo têm esse título porque
seus trabalhos se pautaram no afeto. Porque eles se importaram. Porque mesmo quando eles
já tinham cumprido suas responsabilidades viram que era preciso fazer mais. Porque eles
compreendem que cada pessoa é única e que por isso têm diferentes necessidades.

Não existe educação sem afeto.